quarta-feira, 23 de maio de 2007

"ô sorte!"










Sorte é ter tão bom vizinho. Pena é não sabermos que temos como "conterrâneo" – na verdade nem deveria usar esse termo , pois se ele não for da Serrinha, me enganei feio - figura tão ilustre. Falo de quem estudou música com Joaquim Naegle e Darci Barbosa. Me refiro a um competente músico que foi levado por Bituca à Escola Flor do Ritmo, no Méier, e que ao atingir a maioridade fez parte da Orquestra de Permínio Gonçalves e da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Assim ele começou sua carreira artística bem sucedida. O memorável baterista tocou com Elizeth Cardoso, Elis Regina, Roberto Carlos e Chico Buarque, ainda outros grandes. Wilson das Neves é um dos principais nomes da musica nacional, um dos grandes representante da nossa música no exterior e morador da Ilha.
Após quarenta anos de carreira, Das Neves se projetou como compositor, lançando os CDs Brasão de Orfeu, e O Som Sagrado de Wilson das Neves, com composições maravilhosas, entre elas, O Samba é Meu Dom. É uma coisa de outro mundo escutá-lo cantando Grande Hotel, com Chico Buarque, ou melhor, ouvi-lo cantando aquela bela homenagem ao Mestre Marçal. Sei lá o que é melhor ...

Na verdade, nunca o vi transitando pelo bairro ou em algum botequim insulano, mas Deus escreve certo por linhas tortas, pois com toda certeza, se eu o encontrasse, o abordaria para puxar uma conversatentando aprender um pouco mais sobre essa música a nossa música, e isso poderia importuná-lo, mas, ao mesmo tempo, penso que quem não arrisca não petisca. Às vezes, até fico pensando como seria esse encontro, pois admiração é tanta, que fico com certo receio. Calma, não farei nenhuma bobagem. Não importa! Saber que Das Neves mora na Ilha do Governador já me basta, mas fico com a sensação de ir ao Rio e não ver o mar. Coisa de fã ... não daqueles que gritam, que esperneiam, mas dos que querem somente beber uns copos de cerveja com seu ídolo. Só sei que quando encontrá-lo, farei como o próprio, e direi : ô sorte !
Inté

15 comentários:

RAFAEL BARROS. disse...

Fico honrado em ter esses caras como amigos e vizinhos , se tivéssemos mais pessoas como vocês aqui , a Ilha seria ainda melhor. Viva a boemia , um grande abraço à todos e os espero em um dos muitos botequins da Ilha.

Rodrigo Nonno disse...

Nos encotraremos sempre , Rafael. Tornaremos real esse buteco virtual .
Forte abraço

Anônimo disse...

Ô sorte foi poder ter convivido com o Rodrigão durante pouco mais de seis meses. Esse cara que me fez refletir sobre muitas coisas da vida. Pude aprender algumas coisas com esse profundo conhecedor do samba. Tenho certeza que todos que gostam do samba de verdade apreciarão esse blog.
Alister

Técão " O Caralho de Aço" disse...

Esse é Rodrigo Bogô um dos caras mais inteligentes e inovadores que já conheci, um dos maiores conhecedores do samba autêntico pesquisador nato sobre grandes mestres do samba como Wilson das Neves e Moacyr Luz!!!
"Salve o samba, queremos samba quem está pedindo é a voz do morro sim senhor".

Anônimo disse...

Rodrigão, esse blog vai dar certo pq samba e MPB é o que temos de melhor na nossa cidade e contando com seus conhecimentos e carisma... Já é! rsrsrs Vou visitar sempre. Sucesso, meu querido!

Igor Nonno disse...

Está aí uma pessoa que certamente não tenho competência nenhuma em discutir a cultura do samba de raíz. Por isso mesmo acho muito interessante este espaço para que possamos "canalizar" mais sobre determinados assuntos abordados por uma parcela restrita da sociedade que tem a alma livre para o conhecimento. Um brinde a este blog e a cultura popular. Também quero ter a alma livre. Um abraço meu primo.

Rodrigo Nonno disse...

Estamos aí pra isso mesmo, caro primo! Esperamos formar um bos espaço para idéias, quando estivermos sem tempo de irmos ao boteco ...

Um abraço

Yuri disse...

Gostei! esse flog é a tua cara msm, só faltava essa, auhuahuhauha.
Não sou uma pessoa q entende das raizes da mpb, curto algumas músicas e se eu encontrasse Wilson das Neves, nem saberia quem é, por não ter um conhecimento sobre a verdadeira origem da musica popular brasileira.
Mas com tudo fico surpreso em saber q na nossa tão defamada ilha morou ou mora um ilustre representante dessa arte, q 10 entre 10 pessoas gostam, a musica seja lá qual estilo for.
Sem me prolongar muito, vim aki pra comentar do flog do meu primo .. Parceiro ta responsa e é sua cara isso ai, vai na fé. Sempre q tiver como, dou uma passada aki, vlw meu primo? grande beijo e fica com deus!!!

Henry disse...

Rodrigo Nono...
Conheci esse cara em uma roda de samba e logo vi que não era um qualquer e notei que o rodrigo é muito entendido de samba e alen e tudo faz o mesmo trabalho que gosto de fazer que é o trabalho de pesqueisa de nossas raizes musicais....se tratando de Wilson Das Neves eu jah tive a felicidade de encontralo em SP nos bastidores de um show e bater um papo de musico para musico e não sabe a alegria que tive pois sou fã desse coroa! engraçado o cara morar na Ilha e está sempre no Rj e eu ter a Oportunidade de conversar com ele em Sp... muito Comico!"!!...rsrs e logo eu Morador dese menino do Meier terra de João nogueira, onde Mauro diz reside e outros bambas nunca ter o visto....

Salve o Samba!

Henry disse...

Rodrigo Nono...
Conheci esse cara em uma roda de samba e logo vi que não era um qualquer e notei que o rodrigo é muito entendido de samba e alen e tudo faz o mesmo trabalho que gosto de fazer que é o trabalho de pesqueisa de nossas raizes musicais....se tratando de Wilson Das Neves eu jah tive a felicidade de encontralo em SP nos bastidores de um show e bater um papo de musico para musico e não sabe a alegria que tive pois sou fã desse coroa! engraçado o cara morar na Ilha e está sempre no Rj e eu ter a Oportunidade de conversar com ele em Sp... muito Comico!"!!...rsrs e logo eu Morador dese menino do Meier terra de João nogueira, onde Mauro diz reside e outros bambas nunca ter o visto....

Salve o Samba!

Henry roges disse...

Rodrigo Nono...
Conheci esse cara em uma roda de samba e logo vi que não era um qualquer e notei que o rodrigo é muito entendido de samba e alen e tudo faz o mesmo trabalho que gosto de fazer que é o trabalho de pesqueisa de nossas raizes musicais....se tratando de Wilson Das Neves eu jah tive a felicidade de encontralo em SP nos bastidores de um show e bater um papo de musico para musico e não sabe a alegria que tive pois sou fã desse coroa! engraçado o cara morar na Ilha e está sempre no Rj e eu ter a Oportunidade de conversar com ele em Sp... muito Comico!"!!...rsrs e logo eu Morador dese menino do Meier terra de João nogueira, onde Mauro diz reside e outros bambas nunca ter o visto....

Salve o Samba!

Anônimo disse...

Rodrigo Nono...
Conheci esse cara em uma roda de samba e logo vi que não era um qualquer e notei que o rodrigo é muito entendido de samba e alen e tudo faz o mesmo trabalho que gosto de fazer que é o trabalho de pesqueisa de nossas raizes musicais....se tratando de Wilson Das Neves eu jah tive a felicidade de encontralo em SP nos bastidores de um show e bater um papo de musico para musico e não sabe a alegria que tive pois sou fã desse coroa! engraçado o cara morar na Ilha e está sempre no Rj e eu ter a Oportunidade de conversar com ele em Sp... muito Comico!"!!...rsrs e logo eu Morador dese menino do Meier terra de João nogueira, onde Mauro diz reside e outros bambas nunca ter o visto....

Salve o Samba!
Henry Roges

Rodrigo Nonno disse...

Só vc mesmo , né Henry ?
Assim fico sem graça. Nós fazemos o que consirammos uma obrigação, né , mesmo ?
Quanto encontrá-lo quem sabe um dia ?
Outra coisa: Quem é do Méier não ...

bladedopand disse...

Parabéns Bogô por ter essa grande iniciativa de falar de um ilustre artistas q todos nós temos admiração. Muita gente curte o som desse metre das bateras e composições e naum sabe q ele mora em bairros insulano. Irmão vc é D+ abrigado por nos proposcionar essa grande alegria em ler essa matéria.

disse...

Oi amigo Drigo!!...Parabéns pelo Blog inteligente e expontâneo...Além do encontro virtual neste "buteco bamba", temos que urgente nos encontrar em um "buteco" ao vivo também hein!

Adoro vc querido amigo!

Beijão pra ti e Deisinha!